Uma travessia pelo sertão sustentada por Fernanda Montenegro em um dos maiores papéis do cinema nacional

Sinopse: Dora escreve cartas para analfabetos numa banca da estação Central do Brasil, no Rio, e nem sempre as põe no correio. Quando um menino de nove anos fica sozinho na cidade, ela se vê arrastada para uma viagem ao interior do Nordeste em busca de um pai que ele nunca conheceu. A estrada vai desmontando as defesas dos dois.
Central do Brasil é um road movie de aparência modesta que esconde uma ambição considerável. Walter Salles usa a viagem de uma mulher amarga e um garoto teimoso para desenhar um mapa afetivo do país, da estação de trem carioca aos povoados do sertão. O filme evita o pitoresco e o discurso, apostando quase tudo na observação e no trabalho dos atores. É um dos poucos filmes brasileiros que consegue ser emocionante sem pedir licença.
Walter Salles e o road movie como forma de olhar o Brasil
Salles organiza o filme em deslocamentos: a estação, a estrada, o caminhão, a cidade pequena, a romaria. Cada etapa muda o registro visual e sonoro, de modo que a viagem geográfica funciona também como mudança de temperatura emocional. O Rio aparece em plano apertado, ruidoso, quase hostil; o interior se abre em horizontes largos e luz direta.
O que impressiona é a contenção. Havia um caminho fácil aqui, o do melodrama explicativo, e o filme desvia dele de forma consistente. Informações importantes chegam de lado, em diálogos truncados, e o espectador precisa montar sozinho a história de Dora. Salles confia que a plateia acompanha, e essa confiança é recompensada.
Há momentos em que o filme beira o simbolismo pesado, especialmente nas sequências de fé popular. Mas mesmo ali ele se salva pela especificidade do que registra: rostos reais, bilhetes reais, pedidos que soam verdadeiros. A pesquisa de campo aparece na tela.
Fernanda Montenegro em um dos grandes papéis do cinema brasileiro
O trabalho de Fernanda Montenegro é de uma precisão quase assustadora. Ela recusa qualquer atalho de simpatia: Dora é mesquinha, cínica e capaz de atos sérios de crueldade, e a atriz nunca sinaliza para o público que no fundo há bondade ali. A transformação acontece em microajustes de olhar e postura, não em declarações. É uma aula sobre como construir mudança sem sublinhar.
Vinícius de Oliveira, estreando na tela sem experiência prévia, é o contrapeso perfeito. Sua teimosia tem uma qualidade física, concreta, que não se parece com desempenho infantil ensaiado. A química entre os dois é a verdadeira estrutura do filme, mais importante que qualquer peripécia de roteiro.
Em volta deles, Marília Pêra e Othon Bastos entregam participações curtas e bem calibradas. Pêra, em especial, faz da amiga de Dora uma presença moral ambígua que dá contexto ao mundo em que a protagonista opera.
A fotografia de Walter Carvalho e o desenho sonoro da estrada
Walter Carvalho fotografa a estação com câmera próxima, luz suja e muita gente no quadro, criando uma sensação de sufocamento que o filme depois alivia aos poucos. Quando a viagem avança, a paleta esquenta e os planos se alargam, até chegar a composições abertas de forte apelo gráfico. É uma progressão visual simples e muito eficaz.
A trilha de Antônio Pinto e Jaques Morelenbaum aparece em doses controladas, quase sempre sustentando transições de estrada em vez de guiar a emoção das cenas de diálogo. O filme prefere o som ambiente: megafone de estação, motor de ônibus, rezas coletivas. Essa opção mantém o registro próximo do documental mesmo nas passagens mais líricas.
Vale a pena assistir Central do Brasil?
Vale muito. É um dos filmes mais bem acabados do cinema brasileiro pós-retomada, com um roteiro limpo, direção segura e um desempenho central que justifica por si só a sessão. Quem quer entender como se faz drama humanista sem cair na chantagem emocional tem aqui um modelo.
A ressalva é de ritmo: o filme é deliberadamente lento no primeiro ato e algumas passagens de estrada se alongam. Quem procura ação ou reviravoltas vai estranhar. Em troca, recebe um dos retratos mais honestos de solidão e reconstrução afetiva que o cinema nacional produziu.
Pontos positivos
- Fernanda Montenegro em desempenho de primeira grandeza
- Roteiro que confia na inteligência do espectador
- Progressão visual coerente do Rio ao sertão
Pontos negativos
- Ritmo arrastado em parte do primeiro ato
- Algumas passagens de fé popular beiram o simbolismo excessivo
Central do Brasil continua sendo um dos pontos mais altos do cinema brasileiro moderno, sustentado por um trabalho de atriz que não envelheceu um dia. É drama humanista feito com rigor, sem concessões fáceis à emoção.
Quer assistir filmes como Central do Brasil?
Peça um teste grátis de IPTV pelo WhatsApp e veja o que está disponível.
Perguntas frequentes sobre Central do Brasil
Quanto tempo dura Central do Brasil?
Aproximadamente 110 minutos.
Central do Brasil ganhou prêmios internacionais?
Sim. O filme venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim de 1998 e foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, com Fernanda Montenegro indicada a melhor atriz.
Onde se passa Central do Brasil?
Começa na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, e segue por estrada até o interior do Nordeste brasileiro.